iZettle chega ao Brasil: gadget transforma smartphone em máquina de cartão

iZettle chega ao Brasil: gadget transforma smartphone em máquina de cartão

Em parceria com o Santander, a empresa sueca promete revolucionar os pagamentos em cartão para pequenas e médias empresas. Você pode nunca ter ouvido falar nele, mas em pouco tempo deve estar passando seu cartão de crédito nestes equipamentos, em qualquer canto do país. Com a mesma largura do iPhone e metade de sua altura, o pequeno aparelho vem ao país em parceria com o banco Santander. Ele é capaz de fazer a leitura de cartões com chip e, com a ajuda de um aplicativo específico, fazer transações da mesma forma que qualquer máquina de cartão daquelas que você encontra hoje nas lojas brasileiras. Magnus Nilsson e Anders Norinder nos receberam para o bate-papo, no qual mostraram todo o potencial do aparelho e detalharam o funcionamento do sistema. Nilson é o fundador da empresa e veio da Suécia exclusivamente para o lançamento do produto no mercado brasileiro, e Norinder é o CEO da empresa em seu braço brasileiro. A proposta do iZettle é simples: com um smartphone ou tablets rodando iOS ou Android e conexão com a internet, você é capaz de receber pagamentos de cartões de crédito – até o final do ano, um novo modelo aceitando débito também deve ser lançado. Um dos diferenciais do serviço é que não é necessário investir em custos fixos mensais: o aparelho custa R$ 99 e, depois disso, você só paga uma taxa de 5,75% sobre o valor de cada transação. Se você não usar o iZettle, não vai gastar nenhum centavo. Isso faz com que o sistema seja altamente atrativo para empreendedores individuais e empresas com um pequeno volume de vendas no cartão: o vendedor não perde o negócio pela falta do equipamento e, ao mesmo tempo, não precisa gastar centavo algum caso não utilize o iZettle.

iZettle chega ao Brasil: gadget transforma smartphone em máquina de cartão

Segundo Nilsson, a intenção é democratizar o pagamento por cartão, fazendo com que qualquer empreendedor brasileiro seja capaz de aceitar pagamentos via cartões. A empresa chega ao país de olho nos grandes eventos esportivos dos próximos anos. “Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas chegando é essencial que até mesmo as pequenas empresas e prestadores de serviço estejam preparados para o enorme volume de pagamentos feitos em cartão que os eventos proporcionam”. Nilsson ainda complementa: “O Brasil é o segundo maior mercado de cartões no mundo. Mais de 99% dos negócios no país são MPEs (pequenas e médias empresas) e queremos lhes dar força para oferecer uma alternativa para nunca mais perder uma venda por só aceitar dinheiro”. Quem se cadastrar no site (clicando aqui) até o dia 30 de setembro deste ano vai passar por uma análise de cadastro e pode receber o aparelho gratuitamente. Depois disso, o equipamento passa a custar R$ 99 (ao escolher o Santander para o recebimento, o comprador recebe metade do valor do equipamento de volta). Com o iZettle em mãos, é só fazer o download dos aplicativos no Google Play ou iOS para começar a usar.

iZettle chega ao Brasil: gadget transforma smartphone em máquina de cartão

O aplicativo do iZettle tem funções bastante práticas para o empreendedor e que vão muito além do recebimento de valores. Você pode cadastrar todo o seu catálogo de produtos, cardápio ou lista de serviços com sua descrição e preço. Na hora da venda, marque os produtos vendidos e o próprio app faz a soma da compra. Então, é só inserir o cartão no equipamento, que fica plugado à entrada de fone de ouvido. O dono do iZettle confirma a venda e o consumidor precisa assinar a “nota” virtual e cadastrar seu email na primeira utilização. Com isso, o comprador recebe um comprovante de compra virtual, que inclui descrição e imagens do produto, além de um mapa mostrando o local em que aquela aquisição foi feita. Se o vendedor preferir, ele também tem a opção de imprimir esse documento diretamente de seu gadget, caso tenha uma impressora compatível com seu smartphone ou tablet. Outra grande vantagem está na agilidade no recebimento de pagamentos. Ao contrário das soluções tradicionais, no iZettle o vendedor leva no máximo 5 dias para ter o dinheiro em sua conta. Com as máquinas de cartão, geralmente são 30 dias até que o pagamento seja feito. O iZettle já está em pleno funcionamento em oito países (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Alemanha, Suécia, Espanha, Reino Unido e México) e, segundo Nilsson, não foram registrados casos de fraudes no sistema. A utilização do chip garante que os dados do cartão não possam ser acessados pelo vendedor, ao contrário de soluções semelhantes para gadgets móveis, que necessitam da inserção do número de segurança e dados completos do cartão. Segundo Cassius Schymura, diretor da Divisão de Cartões do Santander Brasil, a segurança no sistema foi um dos pontos observados na hora da escolha. “Chegamos à parceria com a iZettle após realizar uma extensa análise do que há de melhor no mundo para garantir segurança e agilidade nas transações móveis com cartões”. Em seu lançamento no Brasil, o iZettle permite o pagamento com cartões das bandeiras MasterCard e Visa, no entanto no exterior o aparelho também é capaz de validar contas com outras bandeiras, o que indica que uma ampliação deve vir em breve. Segundo Nisson, a equipe está empenhada em adaptar ao máximo o serviço para as necessidades dos consumidores brasileiros. Uma das implementações importantes no país é a possibilidade de realizar pagamentos parcelados, algo que não é comum nos países europeus em que o iZettle já está estabelecido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s